Coisas de fim de ano

Você, caro leitor, assim como todos nós, provavelmente vive o famoso “dilema do fim de ano”.

Sabe aquele período onde tudo parece ser para ontem a pressa é a palavra de ordem na vida e no dia a dia? Pois este é o cinema do fim de ano, parece que todos nós temos pressa de resolver a vida, como se a virado do calendário fosse de fato o fim. O último dia do ano se aproxima e as tarefas pendentes se acumulam. Elas ficam à espreita e nos assombra, parecendo gritar: final do ano chegando, resolve-me!

Em novembro falamos em nossas redes sociais um bocado sobre planejamentos, e para encerrar o tema resolvemos reforçar escrevendo também, neste espaço. Focamos aqui mais no planejamento do tempo do que propriamente sobre o objeto do que se quer planejar, mostrando como o planejamento pode impactar na nossa rotina! Talvez não haja, para nossa sociedade, um marco de virada de ciclo tão impactante, e que seja tão representativo, quanto a virada de ano. Mais até, arrisco dizer – e para mim é, ao menos -, do que o aniversário! No aniversário comemoramos isoladamente o ciclo, a mudança de idade e o novo ano. Mas, no final do ano é massivo o movimento, o buscar o novo, o fazer o que está engavetado e o finalizar tarefas.  A casa que precisa ser pintada, as luzes revisadas, as calhas que precisam ser limpas!

Queremos, também, negócios em ordem, as contas pagas, os documentos feitos, os bens regularizados em nosso nome. E invariavelmente queremos tudo pronto e resolvido para iniciar um novo ano. A vida urge, o mundo grita a pressa. Queremos entrar o ano com tudo resolvido, sem pendências, sem dúvidas, sem dívidas, sem problemas e com a “casa em ordem”, como diz o ditado.  E aí, vem nosso ponto chave: se pretendo ver minha casa repintada até o último dia de dezembro, é recomendável que eu programe, antecipadamente, um horário com pintores, para que consigam fazer este serviço. Não?

A regra é simples, a organização é básica, e sem ela, o resultado esperado dificilmente será alcançado. Assim, também, recomendamos sempre: usemos os meses do ano para programar nossas necessidades, e deixemos, para última hora, exatamente apenas as urgências! Toda ação pede e recomenda isso!! Seja uma simples regularização, seja o encaminhamento de um documento a um órgão público, seja um projeto de larga escala: o ato sempre será cumprido com mais eficiência se for planejado!!

Nossas portas estão sempre abertas aos clientes, amigos e parceiros para conversar sobre as suas necessidades presentes e futuras, e com isso, podermos ajudá-los a intensificar o planejamento de uma forma geral, na vida, no dia a dia, e consequentemente para o próximo ano. Sem pressa, com calma e com o objetivo de construir um caminho mais tranquilo e consequentemente seguro. Contem conosco para projetar suas necessidades, por certo, assim, teremos sempre um ano novo melhor.

Por Roberto Maldaner