Se você gosta de sair para curtir e tomar uma cervejinha ou um drink, é bom ficar atento: ser pego dirigindo após consumir álcool pode sair muito caro. A Lei Seca no Brasil é rígida e não dá margem para desculpas. Mas você sabe exatamente o que acontece se for parado em uma blitz e tiver álcool no organismo? Vamos te explicar de forma simples e direta!
O que diz a Lei Seca?
A Lei Seca (Lei 11.705/2008) determina que qualquer quantidade de álcool no sangue pode gerar punições para o motorista. Ou seja, não existe mais aquela ideia de “posso tomar só uma”. A tolerância é mínima, e as penalidades são severas.
Quais as consequências?
Se você for parado em uma blitz e for pego com álcool no organismo, pode enfrentar as seguintes punições:
- Multa pesada – O valor da multa é de R$ 2.934,70. E se houver reincidência dentro de 12 meses, o valor dobra para R$ 5.869,40.
- Suspensão da CNH – Além da multa, sua carteira de habilitação será suspensa por 12 meses.
- Apreensão do veículo – Se não houver um condutor sóbrio para assumir a direção, o carro pode ser levado para o pátio.
- Prisão – Se o teste do bafômetro apontar um nível de álcool igual ou superior a 0,34 mg por litro de ar alveolar, o motorista pode ser enquadrado por crime de trânsito, sujeito à pena de seis meses a três anos de prisão.
Recusar o bafômetro ajuda?
Muitos motoristas acham que recusar o teste do bafômetro os livra da punição, mas não é bem assim. Se você se recusar a soprar o aparelho, receberá as mesmas penalidades de quem foi pego dirigindo alcoolizado: multa, suspensão da CNH e apreensão do veículo. Ou seja, fugir do teste não resolve o problema.
Como evitar problemas com a Lei Seca?
A melhor maneira de evitar multas e problemas com a Justiça é simples: se for beber, não dirija! Existem muitas alternativas seguras, como chamar um carro por aplicativo, usar transporte público ou designar um motorista da rodada entre amigos.
Dirigir alcoolizado coloca sua vida e a de outras pessoas em risco. Além disso, as consequências legais são duras e podem trazer dor de cabeça por muito tempo. Então, da próxima vez que sair para se divertir, pense duas vezes antes de pegar no volante após beber. A melhor decisão é sempre a segurança!
Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos e ajude a espalhar essa informação importante!